Logon

CBMM
CBMM - Português (Brasil)

Sim

​​​​​​A CBMM conta com um programa bastante amplo de desenvolvimento de novos produtos e aplicações do nióbio e investe no aperfeiçoamento tecnológico dos processos empregados na fabricação de seus produtos de nióbio.

O Centro de Tecnologia da Companhia está localizado no complexo industrial da CBMM em Araxá, onde mais de 80 pesquisadores e técnicos trabalham para aperfeiçoar e expandir processos industriais, investigando aspectos que cobrem desde a área de metalurgia, química e meio ambiente até a de processamento mineral.

O Centro de Tecnologia é composto de duas unidades de ponta: o Laboratório e o Centro de Pesquisa de Processos. Entre muitos outros, alguns exemplos de projetos de amplo espectro realizados no Centro de Tecnologia da CBMM incluem:

  • Otimização do sistema de homogeneização de minério para atingir altos níveis de recuperação
  • Desenvolvimento de novas tecnologias para recuperar outros elementos presentes no minério
  • Melhoria na recuperação de rejeitos com eliminação de deslames no processo de concentração
  • Aumento da recuperação de ferronióbio na Unidade de Metalurgia
  • Aumento da produtividade da Unidade de Óxidos
  • Otimização do sistema de recirculação de água além do atual patamar de 95%

A​ CBMM mantém uma subsidiária, com sede na Suíça, voltada para o desenvolvimento de novas aplicações para o nióbio e para a divulgação das atuais alternativas de emprego do nióbio. Esse programa é desenvolvido em cooperação com clientes, usuários finais, centros de pesquisa independentes e universidades. Para mais informações sobre o Programa de Desenvolvimento Tecnológico da CBMM, visite o site da CBMM Techn​olo​gy Suisse.

​​