Logon

CBMM
CBMM - Português (Brasil)

Sim

A tecnologia do aço com nióbio aumenta a eficiência do transporte de petróleo e gás. Aços de maior resistência e tenacidade permitem a operação de dutos sob pressões mais elevadas e a confecção de estruturas mais seguras com paredes mais finas e diâmetros maiores.

Esses aperfeiçoamentos significam que maiores volumes de petróleo e gás  podem ser disponibilizados a um preço menor por unidade de transporte.

 

Tubulações feitas com aços de menor espessura e com maior diâmetro propiciam o transporte mais eficiente de 
petróleo e gás. 

Com a adição de nióbio, aços com teores mais baixos de carbono podem ser empregados nestas aplicações, obtendo-se ainda maior soldabilidade. Em resumo, aços com nióbio aumentam o desempenho dos dutos e elevam sua segurança, a custos reduzidos.

Apesar de não haver hoje nenhum aço para dutos contendo menos de 0,035% de nióbio em sua composição, as tubulações mais modernas e eficientes estão sendo produzidas com aços mais resistentes, contendo até 0,11% de nióbio. Levantamentos recentes indicam que esse tipo de solução passou a ser uma exigência e não simplesmente uma escolha de uso de tecnologia.​

pipeline_steels.jpg       pipeline_steels.jpg

Visite a Biblioteca Técnica do Nióbio da CBMM para saber mais sobre as aplicações e a tecnologia do nióbio.