Logon

CBMM
CBMM - Português (Brasil)

Sim

​A CBMM trabalha com diligência no desenvolvimento de aplicações em que o nióbio se destaca, por seus méritos próprios, como a melhor e mais eficiente solução em termos tecnológicos, agregando valor ao responder aos principais desafios da atualidade. A Companhia promove a utilização do nióbio em aplicações nas quais, por suas propriedades, ele se impõe como a opção definitiva, por garantir maior eficiência, segurança e desempenho.
 
A aplicação mais importante do nióbio é como elemento de liga visando aumentar a resistência do aço, sem comprometer suas características de maleabilidade. Esse aço é utilizado principalmente na indústria automotiva e na construção de oleodutos, gasodutos e de grandes estruturas. Além de tornar o aço mais resistente e tenaz, o nióbio, em pequenas quantidades, aumenta a soldabilidade e a capacidade de conformação mecânica do aço. Aço inoxidável contendo nióbio é utilizado em sistemas de escapamento de veículos, entre outras aplicações.

Entre as aplicações não siderúrgicas do nióbio estão turbinas de aviões, turbinas terrestres de geração de eletricidade, lentes ópticas, equipamentos de geração de imagens de uso médico e catalisadores químicos.

 

​Visite a Biblioteca Técnica do Nióbio da CBMM para saber mais sobre as aplicações e a tecnologia do nióbio.