Logon

CBMM
CBMM - Português (Brasil)

Sim
Representantes de 16 países participaram, em abril de 2013 na Coréia do Sul, do Segundo Simpósio Internacional de Ligas de Nióbio e Molibdênio em Aços de Alto Desempenho. Mais de 90 pessoas participaram do evento organizado pela CBMM e pela Associação Internacional de Molibdênio, para discutir as propriedades do nióbio em diferentes tipos de​ aços e como o elemento interage com o molibdênio em vários setores de aplicação - automotivo, produção de dutos e na engenharia mecânica.


O simpósio contou com representantes de cerca de 60 empresas e instituições de pesquisa e teve como anfitriões o Instituto Coreano de Metais e Materiais e as siderúrgicas sul-coreanas POSCO e Hyundai. Apresentações durante o evento destacaram o nióbio e o molibdênio entre os mais poderosos elementos de ligas no auxílio à adaptação de microestruturas e propriedades na fase final do processo de produção de aços de alto desempenho - cada vez mais importantes para se obter veículos, maquinário, estruturas e tubulações mais leves,  duradouros e sustentáveis.

Diversos projetos de pesquisa patrocinados pela CBMM recentemente foram apresentados e discutidos por alguns dos mais respeitados engenheiros metalúrgicos do mundo. Muitas novas ideias foram sugeridas e o simpósio foi marcado por forte colaboração entre representantes da indústria e de instituições de pesquisa.

Os trabalhos do Primeiro Simpósio Internacional de Ligas de Nióbio e Molibdênio em Aços de Alto Desempenho estão disponíveis em PDF na
 Biblioteca Téc​nica ​d​o Nióbio  da CBMM.