Logon

CBMM
CBMM - Português (Brasil)

Sim

​O Simpósio sobre Aços Microligados ao Nióbio de Alto Valor Agregado para Construção Civil contou com a participação de mais de 130 especialistas de toda a cadeia logística do setor, que discutiram os benefícios da utilização de aços com nióbio na moderna construção civil. A organização do evento ficou a cargo da CBMM Ásia, reunindo representantes de 85 instituições de 19 países.​​

 

Participantes do simpósio vistaram as obras do Singapore Sports HubO gerente-geral da subsidiária da CBMM, Gustavo Macedo observou, em discurso de boas-vindas, que o ritmo de crescimento populacional em todo o mundo tem provocado deslocamento sem precedentes das pessoas para áreas urbanas. Para ele, isso faz com que seja necessário, cada vez mais, o desenvolvimento de soluções de infraestrutura que sejam eficientes, econômicas e ambientalmente corretas. 

Durante a cerimônia de abertura, o diretor de tecnologia da CBMM, Marcos Stuart, mostrou como os aços estruturais microligados ao nióbio constituem eficiente solução para esse desafio, já que permitem a projetistas e engenheiros fazer mais com menos. Apresentando alta resistência mecânica, eles são aplicados utilizando-se chapas ou perfis de espessura menor que a dos aços estruturais convencionais, proporcionando significativa redução no peso da obra. Essa economia, por sua vez, resulta em diminuição dos custos de transporte, soldagem, construção e mão-de-obra, bem como cortes nas emissões de gases causadores do efeito estufa decorrentes da produção e transporte de materiais.

No total, 34 especialistas apresentaram 17 trabalhos técnicos durante os dois dias de simpósio. Entre temas abordados estavam o emprego de aços de alta resistência em arranha-céus, tendências mundiais na aplicação de aços estruturais microligados ao nióbio, a melhor "soldabilidade" deles e sua maior resistência a situações de incêndio e terremotos. Além disso, foram apresentados estudos de caso inovadores, enfocando obras com emprego de materiais microligados ao nióbio. 

O encontro ficou marcado, principalmente, pelo aprofundamento das discussões sobre o tema e o alto nível de especialização de palestrantes. Entre eles destacavam-se representantes da própria CBMM, de grandes siderúrgicas e de instituições acadêmicas de vários países. Sessões técnicas foram seguidas de mesas-redondas com intenso debate de questões levantadas pelo público presente.

Participantes tiveram, ainda, a oportunidade de ver de perto alguns dos mais espetaculares projetos de construção de Cingapura possibilitando dimensão prática às discussões teóricas apresentadas no simpósio. Membros das delegações estiveram no sofisticado Marina Bay Sands - um dos complexos arquitetônicos mais modernos do país. Na visita, um engenheiro responsável pela obra falou sobre os desafios de se construir um hotel composto por três torres de 55 andares com uma plataforma suspensa, em curva, estendendo-se sobre elas. Igualmente marcante foi a visita ao Singapore Sports Hub (Polo Esportivo de Cingapura): um imenso complexo em construção, com destaque para o estádio e seu teto retrátil que foi tema de um dos trabalhos técnicos apresentados no simpósio. 

O simpósio integra uma série de eventos organizados e patrocinados no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Mercado da CBMM. O objetivo é reunir os maiores especialistas de uma determinada área de aplicação, junto com clientes e usuários finais, para debate abrangente sobre a utilização do nióbio como melhor solução para assegurar maior eficiência, segurança e desempenho. Os eventos proporcionam valiosa oportunidade para aprofundar questões técnicas, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências dentro dos mais elevados padrões profissionais.