Logon

CBMM
CBMM - Português (Brasil)

Sim

​​

 

Mais de 170 representantes de toda a cadeia produtiva participaram num evento sobre o desafio de melhorar resistência ao desgaste. O tema -- de grande importância econômica -- levou produtores de aço e ligas, mineradoras, fabricantes de equipamentos e pesquisadores a compartilhar avanços na tecnologia, descrever as necessidades da indústria e discutir oportunidades futuras. 

O desgaste de equipamentos tem consequências econômicas severas, não somente com custos diretos de substituição, mas também relacionadas a perdas associadas ao tempo de máquina parada e à própria queda na produção. Os desafios são significantes para uma gama de operações mecânicas de processamento, inclusive britagem, perfuração, transporte e separação. Apesar da importância maior para o setor de mineração, o tema também tem relevância para outras indústrias como produção de ferro gusa, aço e cimento, geração de energia, reciclagem e proteção ambiental.

As pesquisas indicam que a resistência ao desgaste tem correlação não somente com a dureza do material, mas também com sua tenacidade. Consequentemente, ao longo das últimas décadas, grandes esforços foram dedicados para otimizar ligas de aço e de ferro para suportar essas condições extremas e assim aumentar a vida útil de equipamentos e componentes. 

O nióbio é um dos elementos-chave para aprimorar o perfil funcional do aço e ferro contra desgaste. Esse foi o tema principal do simpósio no Brasil. Além de diversas apresentações por especialistas mundialmente reconhecidos, a exposição de componentes resistentes ao desgaste ofereceu uma experiência interativa para os participantes.

              ​shovel.jpg