Logon

CBMM
CBMM - Português (Brasil)

Sim

 

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Alemanha e República Tcheca conquistou o "Charles Hatchett 2015" -- prêmio anual concedido ao melhor trabalho sobre a ciência e tecnologia do nióbio e suas ligas. 


O estudo vencedor* focou em aço inoxidável do tipo ferrítico, que é usado em aplicações de altas temperaturas, e descreveu um novo design para esse aço que ganha resistência com fases intermetálicas contendo nióbio. As novas ligas possibilitam uma combinação de resistência de longo prazo à oxidação por vapor e resistência em altas temperaturas, propriedades essenciais durante operações nas condições extremas necessárias para eficiência máxima na geração de energia. Afinal, a produção mais eficiente de eletricidade favorece menos emissão de gás carbônico. 

Aço inoxidável ferrítico também é usado em eletrodomésticos, na indústria, nas estruturas de edifícios e em transporte. Ele é uma opção mais econômica que outros tipos de aços inox, e tem propriedades benéficas, como resistência a corrosão e abrasão.

Os vencedores são do Forschungszentrum Jülich GmbH, o Instituto para Energia e Mudança Climática na Alemanha, a Universidade Técnica Tcheca em Praga e Outokumpu VDM Alemanha, e receberam suas medalhas durante jantar de gala do Instituto de Materiais, Minerais e Mineração (IOM3) em Londres. 

Paralelamente à cerimônia dos prêmios, foi promovido o seminário internacional "O Papel do Nióbio em Aço Inoxidável Ferrítico Avançado -- Construindo um Futuro Sustentável" que contou com a participação de especialistas da academia e da indústria de todo o mundo. O seminário examinou como o aço ferrítico com nióbio poderá ter um impacto simultâneo no avanço técnico e na sustentabilidade numa gama de aplicações, incluindo construção civil, geração de energia e na indústria automotiva.

A CBMM patrocina o Prêmio Charles Hatchett desde seu início em 1979. O trabalho vencedor é selecionado por uma comissão de especialistas, com apoio organizacional fornecido pelo IOM3. Visite a página da CBMM sobre o Prêmio Charles Hatchett ou o site oficial para mais detalhes sobre premiações anteriores, o processo seletivo ou para assistir vídeos educacionais.

* B. Kuhn, M. Talik, L. Niewolak, J. Zurek, H. Hattendorf, P. Ennis, W. Quadakkers, T. Beck and L. Singheiser. "Development of High Chromium Ferritic Steels Strengthened by Intermetallic Phases," Materials Science and Engineering A, 594, (2014), 372-380.